Curtas Interessantes - FEV/2010


Biblioteca

Ponto mais do que positivo para a Biblioteca pública da Velha Boipeba. É raro passar pela rua das pedras e na encontrar o local cheio de gente e principalmente com muitas crianças. A organização está de parabéns. Vamos estimular mais ainda a leitura.

E que venham mais livros em 2010.

Manati

A plataforma de Manati fica a 10km da Costa e funciona como um “paredão” de aço para os pescadores, pois não podem se aproximar a menos de um raio de 100 metros.

Para piorar os peixes estão “sumindo” da região e os pescadores não possuem embarcações com condições para pescar com segurança há mais de 10km da Costa, sem contar com os constantes pedidos, vindos da plataforma, para que os trabalhadores saiam do mar ou desliguem seus motores em certas horas de atividades da Manati.

A Petrobrás afirma que a preocupação maior é manter o equilíbrio ambiental nos locais em que atua, e isto se dá pelo fato de que a empresa reconhece os impactos que causa e os que pode causar dentro da sua área de atuação. Devido a este fator, temos muitos projetos sociais patrocinados pela Petrobrás. Acontece que em nossa Ilha a maior fonte de renda é a pesca (ou deveria ser). 

Sabemos que “Ordem e Progresso” é o lema do nosso país, inclusive fincado em nossa bandeira nacional. No entanto não podemos confundir progresso com dinheiro. O desenvolvimento social é muito mais que isso.
É preciso exigir da administração pública condições para se trabalhar. Afinal de contas pra que servem os royalties? Uma linha de financiamento para comprar novos barcos já seria um bom começo.

Velocidade 

Qual será a velocidade máxima permitida para o transporte marítimo intermunicipal? Bom, não sabemos qual é a resposta, mas se não existir um limite estipulado com certeza deverá ser imposto. 

As lanchas rápidas navegam na velocidade do interesse dos seus proprietários, ou seja, quanto mais rápido, mai$ viagen$ e mai$ dinheiro.  

No entanto devemos acordar para o fato de que o Rio do Inferno é famoso por seus bancos de areia e não falta muito para que um acidente aconteça.  

Não tendo nada que controle a velocidade, no trecho Valença x Boipeba, as lanchas passam numa velocidade impressionante, gerando ondas que atingem o interior as embarcações menores, principalmente a Olivence I por ser pequena. Molha a bagagem do pessoal, já teve caso de passageiro perder documentos, inclusive passaporte. 

Vai além, em diversas viagens as lanchas têm encalhado e daí vem o inconveniente: todos os passageiros descem para empurrar a lancha para seguir viagem, ou metade são transferidos para outra embarcação devido ao peso.

Cortando redes

Como se não bastasse o fato de Manati cercear o direito ao trabalho dos pescadores na plenitude da costa litorânea, no Rio do Inferno Garças Brancas e Dattolis da vida passam por cima das redes dos pescadores, cortando-as! Além disso o vai e vem de lanchas afugenta os peixes. 

Sem poder pescar no mar e tendo suas redes danificadas no rio, a categoria tem que se virar nos trinta para sobreviver.  

Sugerimos à Associação dos Pescadores de Boipeba orientar todos que desenvolvem a atividade pesqueira com redes, a fundear o equipamento, além de mapear os locais onde for colocado com bóias florescentes para depois ninguém usar a desculpa de que não viu. 

Também alertamos os mergulhadores do rio para colocarem uma bóia sinalizando o local onde estão mergulhando, senão é possível mortes por decaptação, afinal é grande o tráfego e a velocidade das lanchas.   
AGERBA, você existe?

E a água dona Embasa! 

Parece que a presença de um grande número de turistas em Boipeba faz com que a água “acabe”, daí vem o racionamento, que se divide da seguinte forma: na Rua do Porto e Rua Nova cai água todos os dias; na Tiririca, Areal e Matança, onde moram famílias mais humildes, o precioso líquido cai um dia sim outro não (as vezes dois dias sem cair água), além de chegar tão fraca que não é possível encher os tanques que ficam no alto das casas.
Portanto fica a pergunta: está havendo algum tipo de discriminação? Seria bom que as autoridades respondessem a essa questão.

Praia Pública 

Até onde vai a ganância?

Em Boipeba donos de barraca de praia proíbem as pessoas de sentarem em suas cadeiras se não consumirem algo, ou seja, ou você tem dinheiro para pagar o absurdo cobrado por uma cerveja ou refrigerante ou será expulso do paraíso.  

Para piorar a situação o dono de certa pousada simplesmente MATOU uma trepadeira porque fazia sombra no local e os “farofeiros” (aqueles que não podem pagar pelo absurdo cobrado nas barracas) atrapalhava a visão de seu estabelecimento comercial. A viçosa trepadeira agora está carbonizada.
EMBRATUR é certeza que atua na Bahia também?
IBAMA onde você anda? 

Como toda regra tem a exceção e aplausos para aqueles que sabem que utilizam um espaço público e não impõe regras quanto ao consumo.
A praia é de todos!

Ganância 

Tornou-se redundante falar em Garça Branca e Ganância, mas não podemos fechar os olhos para os absurdos. Pois, no cais de Boipeba, em pleno sol ardente, a dita empresa VETOU a viagem de um paciente com câncer que precisava viajar para fazer quimioterapia, priorizando o que paga R$ 15,00 reais a mais pela passagem. 

Esse fato é tão desprezível que não merece maiores comentários.

Topic da secretaria de saúde de Cairu cobra para transportar paciente. O que é isso minha gente?

Lamentavelmente, durante os festejos do Padroeiro de Cairu, um paciente precisou utilizar a Topic. Depois de muitas tentativas através de ligações telefônicas a informação dada foi de que a Topic estava em viagem.  Tentando ajudar na remoção do paciente, uma pessoa foi a Cairu e disseram que era preciso fazer a solicitação com antecedência, como se doença tivesse hora marcada! Para completar, de volta para a ilha de Boipeba, uma pessoa responsável (?) pela utilização da Topic propôs cobrar, repito, cobrar, para deixar o paciente no seu destino final. Pelo que sabemos existe uma verba destinada para cobrir todos os gastos dessa área, inclusive viagens, verba essa advinda das taxas tributárias pagas pelo povo. Portanto, uma cobrança foi indevida, para não dizer corrupção ativa. O que é isso? Interessante é que em 2007, antes das eleições municipais, os próprios intermediários das viagens iam na casa dos pacientes oferecer translados!

Igreja do Divino Espírito Santo


Segundo informações, obtidas no site http://www.ilhaboipeba.org.br/boipeba.html, a Igreja de Velha Boipeba, construída pelos jesuítas no século XVII, "é o monumento histórico de maior importância" da Ilha. Porém parece que as autoridades não se preocupam em preservar um patrimônio tão rico.

Não fosse Cabral
Composição: Penniman / Bocage / Collins / Smich / Versão: Raul Seixas


"Tudo aqui me falta
A taxa é muito alta
Dane-se quem não gostar...
Miséria é supérfluo
O resto é que tá certo
Assovia que é prá disfarçar...
Falta de cultura
Ninguém chega à sua altura
Oh Deus!
Não fosse o Cabral...
Por fora é só filó
Dentro é mulambo só
E o Cristo já não agüenta mais
Cheira fecaloma
E canta La Paloma
Deixa
meu nariz em paz...
Falta de cultura
Ninguém chega à sua altura
Oh Deus!
Não fosse o Cabral...
E dá-lhe ignorância
Em toda circunstância
Não tenho de que me orgulhar
Nós não temos história
É uma vida sem vitórias
Eu duvido que isso vai mudar...
Falta de cultura
Prá cuspir na estrutura
Falta de cultura
Prá cuspir na estrutura
Falta de cultura
Prá cuspir na estrutura
E que culpa tem Cabral?..."

Versão feita pelo genial Raul Seixas na década de 80, que nos faz refletir: Onde está a nossa belíssima Igreja do Divino Espírito Santo? 

Há quem diga que na última reforma até "suvinil" usaram na """"restauração""""" dos santos.... "Falta de cultura ninguém chega a sua altura"

Vamos resgatar a nossa cultura, a nossa história!


 

1 comentários:

Anônimo disse...

TENHO FÉ, DE QUE EU, UM DIA POSSA ABRIR A BOCA E LIBERTAR TODOS OS PENSAMENTOS EM FORMAS DE PALAVRAS CONTRA QUEM ME OPRIME, SEM SOFRER NADA MAIS, QUE UM OLHAR DE DESPRESO!!!

ANJO NEGRO.

Postar um comentário