fevereiro 11, 2010

PROJETO PERINI / BOCA DA BARRA



DESENVOLVIMENTO OU DESTRUIÇÃO?


Em Boipeba, maior ilha do arquipélago de Tinharé, está em execução o Projeto Boca da Barra. Segundo a Perini, autora do projeto, o objetivo é tornar Boipeba no melhor destino turístico do país. Ou seja, o projeto evidencia que a obra é feita eminentemente para os de fora.
O projeto é composto de construção de estrada, praças e lojas. Estranho é que os responsáveis não revelaram a população local que pretendem construir apartamentos na praia da Cueira. De forma sutil, no projeto aparece apenas uma área demarcada, sem destinação, para futura construção de grande condomínio de casas na Cueira! É claro que tais imóveis serão vendidos aos europeus. E o que é pior: sem manifestação do IMA (Instituto do Meio Ambiente), do IBAMA, do Governo da Bahia, nada! Imagine um brasileiro fazer isso na Itália! Estaria preso ou deportado!Boipeba é uma APA (Área de Proteção Ambiental) Estadual desde 1992. Tem projeto na Câmara Federal em tramitação transformando Boipeba em APA Federal. Basta ver as imagens para sentir o quanto esse projeto irá agredir a paisagem e o meio ambiente. Estranhamos o silêncio das autoridades ambientais da Bahia, uma vez que Boipeba é APA Estadual. Se o governo da Bahia, que é o responsável pela APA não faz nada, imagine o governo municipal!
Sem exagero, um Centro Comercial com apartamentos, quarto e sala, para venda em Boipeba, é trágico!Com a contratação temporária para a construção da obra, muita gente vive a ilusão que isso é desenvolvimento para a ilha. Grande engano! Pois está claro que o projeto visa os de fora: os turistas, os quais detém recursos financeiros para aquisição dos imóveis. Querem transformar Boipeba numa Morro de São Paulo, onde os nativos, hoje, são contados na ponta dos dedos, vivem no Zimbo e no Buraco do Cachorro, e paz e SOSSÊGO é coisa do passado. Sem falar que tem estabelecimento comercial que se firma na ilha apenas com o objetivo de promover lavagem de dinheiro 
A população precisa parar e refletir profundamente sobre esta obra, uma vez que com a construção de estrada até a praia haverá veículo e, consequentemente, o ar será poluído. Além disso, o fluxo de pessoas aumentará a cada dia e a velha Boipeba deixará de ser um paraíso pela sua tranqüilidade, virando algo parecido com cidade.
Achamos que ao invés de executar obras como esta, deveria construir um hospital em Cairu, realizar parcerias visando a implantação de clínicas, promover saneamento básico e aterro sanitário, incentivar o esporte, implantar caixa eletrônico, melhorar a Cesta do Povo etc. Tudo isso para que o município seja de fato emancipado, pois hoje praticamente tudo depende de Valença, o que causa transtornos e pesa no bolso do povo, além de representar  fuga de receita aos cofres do município. Apesar de ser uma APA (Área de Proteção Ambiental), Boipeba continua sofrendo as conseqüências do aumento acelerado do turismo de massa na região.

Veja o que querem construir na praia da Cueira
CADÊ AS LICENÇAS AMBIENTAIS DE TODO O PROJETO?

 
Perini: causando desmatamento e assoreamento

Agora perguntamos: as licenças ambientais, senhores capatazes de Fábio Perini, estão sendo usadas para que obra? Ao que parece estão usando uma licença para arrasar tudo, enganando os órgãos ambientais. Basta ler a Placa do Projeto aqui na frente! Alerta aos cairuenses: "Perine e seu mega projeto turístico está querendo fazer da ilha uma "terra arrasada"! A cruel derrubada dos dendezeiros é um exemplo disto! Devagar... uns dois por semana, para não chamar  a atenção! Primeiro começaram tocando fogo nos pés dos dendezeiros, agora estão derrubando um a um, toda semana. Nessa bricadeira já derrubaram mais de 50 dendezeiros! Este é o grande Projeto Perini!!! Outra lamentável ocorrência: com a construção da estrada de concreto sobre o morro, (que lembra o desastre de Angra os Reis) muitas sepulturas do cemitério vieram abaixo, com as chuvas, o que significa crime de violação de túmulos!!!
Acorda Boipeba!!! Em artigo publicado no jornal A Tarde, edição de 21 e 22 de janeiro de 2010, o escritor baiano e renomado, membro da Academia Brasileira de Letras, João Ubaldo Ribeiro fala sobre a ponte de Itaparica – Salvador. Ele cita em certo trecho que isso é um falso desenvolvimento que destrói as culturas locais... Está no site do Samuel Celestino e no Política livre.com.br, para quem quiser ver. Os responsáveis pelo Projeto Perini são os senhores gerentes Marcelo e Leandro, de Santa Catarina, que não têm nenhum compromisso com a comunidade de Boipeba. Estão querendo decidir o rumo de Boipeba engabelando a comunidade, infelizmente pela falta de comando e planejamento estratégico do Governo Municipal para a ilha.

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns aos editores do Jornal Boipeba News. Finalmente alguém se manifesta contra este trambolho que estão colocando na ilha. É de um mau gosto sem precedentes! Com tanto dinheiro envolvido no projeto, até que poderiam fazer uma coisa com menos impacto. Não vamos esquecer o fato de que, nos anos oitenta, os proprietários dessa fazenda desmataram vários hectáres de mangues com a dragagem ilegal de um canal logo em frente a Boipeba. Nessa obra que estão chamando de projeto Boca da Barra, e que ninguém sabe exatamente o que é, tiveram a infeliz idéia de retirar toda a cobertura vegetal nativa para colocar um gramado que deixa uma cicatriz muito feia na paisagem. Será que não percebem que estão destruindo tudo. Aquele enorme galpão que estão construindo, mais parece um grande abatedouro, não tem nada a ver com arquitetura nem com os estilo de vida simples da ilha. Merece ser demolido!
E.S.

Anônimo disse...

Estive em Boipeba e fiquei indignada com as obras desse tal Perini. Mas agora fiquei mais tranquila em saber que tem alguém de olha. Mas tenho medo de vcs se tornarem mais um Chico Mendes de Bopieba, pois ai parece que o dinheiro manda tudo.

Anônimo disse...

A verdade é que a Velha Boipeba não existe mais. Cada vez mais lixo vem para cá, seja humano ou o produzido ele. O Guido, que começou com uma cabaninha, não se contentou em virar restaurante e hoje emporcalha aquele trecho com sua expansão. O tal de ano novo em Boipeba traz lixo, droga e tudo mais para cá. Ahhh, mas não pode reclamar, pois o evento também traz lucros né? Preço caro demais a um local que um dia foi Paraíso. Tudo o que vier na esteira disso, incluindo o condomínio da Cueira, é consequência. Vai vender muito mais lagosta, né? Um enredo com ignorância, ganância, falta de respeito e destruição!!! Então viva!!!!!

Unknown disse...

como era lindo em 82 Alberto biachini achava voces lixo.

Unknown disse...

Fui tec Agricola do pontal morrando EM SP nao aceitava o que era feito com, as pessoas sai.

Unknown disse...

Um dia pedi televisao para funcionarios ouvi pessoal de BOIPEBA nao merece.

Unknown disse...

Sou casado com uma filha da ilha vivo no ES a ilha perdeu sua essençia,saudade DIBUCHA AFONSO ARLINDO DONA NEIDE DONA ROSA DUDINHA ERICO ZECA DA PADARIA LON SEU MIMI BONS COMPANHEIRO.

Postar um comentário