agosto 11, 2010

SAÚDE POR MEIO DAS PLANTAS: um alerta importante

 
Durante a Jornada de Nutrição e Alimentos Funcionais, realizada no final do mês passado, em Salvador, profissionais do setor alertaram para os prejuízos causados à saúde por meio de uso de algumas plantas, o que nos levou a pesquisar sobre o assunto, em função de termos conhecimento de que atualmente muitas pessoas da comunidade cairuense têm sido incentivadas a usarem plantas como alternativa para a prevenção e cura de algumas enfermidades, o que, aliás, é uma cultura do povo brasileiro.
É sabido que no Brasil existe cerca de 250 mil espécies de vegetais, mas apenas 40% tem propriedade terapêutica. O uso pouco cuidadoso de plantas medicinais, fora de seu contexto original e sem respaldo acadêmico, tem originado intoxicações pelos efeitos conhecidos da planta ou ainda ao uso errôneo da mesma, e a causa reside na confusão na identificação da espécie.
Algumas plantas, pela fama repentina, provocam uma procura incrível, virando objeto de especulação. As plantas são vendidas de maneira inescrupulosa, aproveitando a falta de conhecimento e identificação das mesmas. O uso das plantas deve ser feito com os cuidados e os conhecimentos adequados, pois existem algumas, tidas como medicinais, altamente tóxicas e outras com conseqüências colaterais imprevisíveis.
Portanto, recomendamos que antes de utilizar algumas plantas como remédio, fale com seu médico.


Cogumelo do sol
Cientificamente conhecido por Agaricus blasei heineman, o Cogumelo do Sol tem, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como principal efeito colateral a Hepatotoxicidade, ou seja, causa danos ao fígado.
Finalizando, deixamos aqui uma citação do Prof. René Dubos, da Universidade Rockefeller, New York, USA, descobridor do primeiro antibiótico, em 1939.
“Sempre pensei que o único problema da medicina científica fosse o fato de ela não ser suficientemente científica.
A medicina moderna só se tornará verdadeiramente científica quando os médicos e seus pacientes tiverem aprendido a tirar partido das forças do corpo e do espírito que agem através do poder de cura da natureza.”



0 comentários:

Postar um comentário