novembro 23, 2010

BOLSA FAMÍLIA: GOVERNO ESTUDA REAJUSTE

A fórmula ainda não está definida, mas o tema é de conhecimento da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT).

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, já informou que o governo está estudando um critério, que será estabelecido em lei, para o reajuste do programa Bolsa Família.
Para Paulo Bernardo, atrelar o reajuste do programa Bolsa Família a algum índice ou critério pré-estabelecidos não significa voltar a indexar a economia. Para ele o governo já tem um critério específico para o reajuste do salário mínimo, que é a soma da inflação do ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores. No caso do Bolsa Família, segundo o ministro, um índice de preços poderia ser adotado para a correção, como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O ministro já manifestou sua preocupação para o relator do Orçamento da União de 2011, senador Gim Argello (PTB-DF), argumentando que caso sejam acatadas as emendas de parlamentares as despesas seriam aumentadas em mais de R$ 30 bilhões.
Paulo Bernardo estima que o governo poderá dobrar os investimentos na economia em quatro ou cinco anos se os gastos correntes forem menores do que o crescimento do PIB. Para ele é impossível cortar gastos correntes, a menos que haja contenção destes gastos, além da criação de critérios para isso seja mantido.

0 comentários:

Postar um comentário