Você conhece todos os fatos sobre o por que o capitão do Exxon Valdez, teve sua carta revogada está até os dias de hoje, não podendo mais comandar nem tripular nada acima de 10 pés de comprimento?
Lembrando o recente desastre com a Deepwater Horizon e com o navio containeiro Cosco Busan,*da qual contam numa perspectiva histórica, Abaixo temos em ordem os 10 maiores acidentes com derramamento de óleo na história, não estando em ordem.
E sem esquecer de citar os desastres com os petroleiros Erika, Prestige e Haven.
O trágico VLCC Amoco Cadiz
Em 16 Março de 1978. O maior desastre com navios tanques já ocorrido na historia, o VLCC, T/T Amoco Cadiz encalha na costa da Bretanha Francesa, a 3 milhas da praia, se parte ao meio após encalhar nos recifes, lançando ao mar toda sua carga de 1.604.500 barris (quase 220 mil toneladas) de óleo cru.
Derramento no Golfo da Arábia.
No final de janeiro de 1991 durante a guera do Golfo, os exércitos Iraquianos destroem tanques de armazenamento, terminais, e poços de petróleo no Kuwait, causando a liberação, de cerca de 900.000.000 barris de óleo cru. Este foi o maior derramamento em terra de toda à história.
Argo Merchant
Em 05 dezembro de 1976, o navio tanque Argo Merchant encalha em Fishing Rip ( nos bancos de Nantucket ) à 29 milhas náuticas, sudoeste da Ilha de Nantucket, Massachusetts, com ventos fortes e ondas de 3 metros, o navio se parte em dois e em seis dias, derrama toda sua carga de 7.7 milhões de galões de fuel oil.
Barcaça Bouchard 155
Em 10 de agosto de 1993, comboios navio barcaça colidem na baía de Tampa, Flórida, a barcaça Bouchard 155, a cargueira Balsa 37, e a barcaça Ocean 255. A Bouchard 155, derrama aproximadamente 336.000 galões de Fuel Oil N°6, nas águas da baía de Tampa.
Barcaça Cibro Savannah
No dia 6 de março de 1990, a barcaça Cibro Savannah, explode, e inicia um grande incêndio nas instalações em do cais de Linden, Nova Jersey, aproximadamente 127.000 galões de óleo remanescem incontáveis após o acidente, ninguém ao certo sabe precisar quanto de óleo foi queimado ou vazou para o meio ambiente.
Burmah Agate
Em 1 de Novembro de 1979, o navio tanque Burmah Agate, colide com o cargueiro Mimosa, na entrada sudoeste de Galveston, no Golfo do México. O abalroamento causa uma explosão e incêndio, à bordo do Burmah Agate, que permanece queimando até o dia 8 de Janeiro de 1980! É estimado o vazamento de 2.6 milões de galões de óleo cru, e outros 7.8 milhões de galões são consumidos pelo incêndio.
Exxon Valdez
Em 24 de março de 1989, o VLCC Exxon Valdez encalha no Recife Bligh em Prince William Sound, Alaska. O navio tanque estava em rota fora do esquema de separação de tráfego normal, da qual evitaria o gelo submerso e recifes. Ele derrama 10.8 milhões de galões de óleo cru (de uma carga total de 53 milhões de galões), no meio ambiente marinho, o impacto gera uma maré negra por mais de 1.100 milhas de área não contínua na costa do Alasca. Agências federais e estaduais, continuam até os dias de hoje a monitorar os efeitos deste desastre considerado o maior na história dos Estados Unidos.
Ixtoc l.
O poço exploratório com 2 milhas de profundidade, Ixtoc l, jorra em 3 de Junho de 1919, na baía de Campeche fora da cidade de Carmen, México. O poço somente é controlado em março de 1980, estima-se que 140 milhões de galões de oleo tenham vazado para a baía de Campeche. O desastre do Ixtoc I é o 2° maior vazamento até os dias de hoje.
Júpiter
Em 16 de Setembro de 1990, o navio tanque Júpiter durante descarga, de gasolina no terminal no Rio Saginaw, próximo à Bay City, Michigan, quando um incêndio se inicia a bordo do navio e explode destruindo à tudo ao redor.
Megaborg
O navio tanque Megaborg, libera 5.1 milhões de galões de óleo cru, durante uma manobra de alívio, com subsequente incêndio. O acidente ocorreu há 60 milhas náuticas à Sul-Soudoeste de Galveston, Texas em 08 Junho de 1990.
Cosco Busan
O navio colide com um dos pilares da ponte Bay Bridge, em San Francisco, poluindo à baía com 58 mil litros de Fuel Oil, segundo investigação federal o acidente ocorreu após o radar do navio falhar e o capitão Chinês do navio cometer uma sucessão de erros monumentais.
Um juiz federal ordenou que o armador baseado em Hong Kong à pagar uma multa de US $ 10 milhões após o navio que ele operava causar um grande vazamento de óleo na Baía de San Francisco.
E a juíza Susan Illston também ordenou que a Fleet Management Inc (operadora dos navios da Cosco) forme melhor seus oficiais em quarto de navegação.
O Prático a bordo do Cosco Busan, o Sr. John Cota, foi condenado à 10 meses de prisão após se declarar culpado de duas acusações de delito.
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